Saturno costuma ser muito mau falado na Astrologia. E não é de hoje. Tem gente que o detesta e chega até a chamá-lo de “Chaturno”. Realmente um planeta que tem como palavras-chave que o definem: disciplina, responsabilidade e senso de dever, parece bem enfadonho e chato mesmo. Na Astrologia antiga ele metia medo. Era o último planeta visível a olho nu e por isso foi associado aos limites, Inclusive da própria vida.
A posição de Saturno no mapa indica as áreas de vida onde nos sentimos inadequados e incompletos, mas também onde temos um enorme potencial de nos estruturarmos e nos tornarmos mestres. Principalmente mestres de nós mesmos…
Algumas pessoas me perguntaram sobre Saturno em Sagitário. Talvez seja porque Sagitário, regido por Júpiter está relacionado com a expansão e Saturno exatamente, com limitações. Seria enfim como ter um pé no acelerador e outro no breque..rsrsrs.
Mas Sagitário é também o signo da fé, da religiosidade e da busca de sabedoria incluindo-se ai o autoconhecimento que é uma das tarefas mais difíceis a que todo ser nascido neste mundo está sujeito.
A busca de um sentido para nossa vida faz parte deste questionamento e Saturno com sua chatice pode levar essa tarefa muito à sério. Entre os efeitos deste posicionamento podemos encontrar desde uma pessoa dogmática, ortodoxa em suas crenças cheias de conceitos de culpa e pecado, até alguém que não acredita em nada, um “ateu de carteirinha”. Um pessimista culto e sábio e também um descrente irônico e gozador.
Em termos sociais, com Saturno agora transitando por Sagitário temos a tendência de retorno a uma atitude menos condescendente para com a boa vida de Sagitário, um desejo por mais seriedade, pelo retorno da moralidade e da ética na vida como um todo. Saturno é aquele que diz que “O meu direito termina aonde começa o do outro” – o respeito às leis de Júpiter só acontece quando existe a responsabilização – e a punição, de Saturno. O conceito do mérito tende a ser revalorizado depois de décadas de reinado do “jeitinho” e do Q.I (quem indicou).
Talvez Saturno indique o medo de mergulhar no reino da intuição e do espírito e descobrir dúvidas difíceis de esclarecer com base apenas no conhecimento do mundo físico, material. Mas é onde Saturno mora que temos que enfrentar e vencer as limitações para que possamos nos tornar mestres de outras pessoas que tem as mesmas dificuldades.