O signo Ascendente

Divani TerçarolliArtigos, Astrologia Prática

O signo Ascendente é o signo que estava surgindo no horizonte no momento do nascimento. Portanto o ASC é determinado pela hora do nascimento, quando fizemos nossa entrada triunfal neste mundo e é disso que ele trata: de inícios – como iniciamos as coisas em nossa vida. Com cautela, como convém a um ASC Capricórnio, desconfiança, no caso de Escorpião ou com festa, como seria com Leão?
Nascer significa corporificar-se, encarnar e o ASC também indica a nossa constituição física. Enquanto o Sol representa o Eu Sou, o espírito encarnado e a Lua, nossa alma , o ASC representa nosso corpo. O signo sob a linha do Ascendente irá indicar orgãos ou pontos sensíveis do corpo.
Uma dúvida muito comum sobre esse ponto, que as pessoas costumam trazer para a consulta é se é verdade que o Ascendente só começa a agir aos 30 anos. A resposta é: o ASC começa agir no momento mesmo do nascimento. Ele já está lá, impregnando toda a sala de parto com sua energia, colorindo com suas tintas esse momento tão especial. Quem já teve filhos pode confirmar isso. Por exemplo um nascimento com ASC Aquário pode ter ocorrido de forma imprevista, fora do tempo previsto ou ter sido realizado por meio de tecnologias avançadas. Um nascimento com ASC Câncer pode ter contado com a presença de uma parteira ou a atmosfera reinante no ambiente ter sido sentida como de muito amor e proteção. Em um nascimento com a energia de Escorpião pode ter havido medo e risco de vida para a mãe ou bebê. Com ASC Leão pode ter sido um momento de muita alegria e festa na sala de parto, e Gêmeos poderia indicar muita conversa e troca de informações durante o parto, entre médico, anestesista, enfermeiras, paciente, etc.

Essa é uma análise simplista, claro. O planeta que rege o signo do ASC tem um papel nisso também. Planetas próximos ao ASC também influenciarão, sinalizando situações ocorridas ou pessoas presentes momento do nascimento. Uma amiga foi para a maternidade acompanhada da enteada adolescente e o bebê nasceu com Mercúrio, que representa os jovens, posicionado sobre o ASC.
Enfim, são muitas as indicações que atestam que o momento que assinala o ASC, quando respiramos sozinhos pela primeira vez, determina o tipo de energia que irá impregnar todos os inícios durante a nossa vida.